INSTRUÇÃO ROTÁRIA-ORIENTAÇÃO AOS NOVOS ASSOCIADOS

Instrução Rotária “Fatiada”

–Elaborada pela Comissão de Imagem  pública do Rotary Club de Marilia -RCM- maio/2013 – A –

Você  sabia?

1 – … que não obstante o avanço do nosso tempo, a população está sentindo grandes dificuldades para sobreviver diante das atuais turbulências  psicossociais. As aspirações pessoais estão voltadas  muito mais para o controle  do poder econômico e da administração pública, deixando a desejar o exercício das virtudes e valores éticos e  morais.

Instrução Rotária “Fatiada ” –RCM- maio/2013 – B

Você sabia?

2 – … que é comum  a homens e mulheres ávidos de progresso e material e de vitórias relegarem a um segundo plano as praticas condizentes com o aperfeiçoamento da conduta social,  por isso mesmo, irem perdendo a noção do bem e do mal em prejuízo dos sentimentos afetivos da grandeza da alma.

Instrução Rotária “Fatiada” – RCM – maio/2013 – C –

Você sabia?

3  – … que o progresso trouxe uma série de preocupações, e as pessoas de  bem estão sentindo uma profunda corrente de desespero, isolando-se das coisas mais importantes da vida pela falta de amor e vínculo familiar. Essa sensação de perda das raizes nos isola e nos abate diante das aceleradas transformações sociais.

Instrução Rotária “Fatiada” – RCM – maio/2013 – D –

Você sabia?

4 – … que por esses e outros motivos estamos carentes de lideranças. Apenas por vaidade ou ambição, alguns corajosos se habilitam para a função. Outros ainda, sem vocação e sem preparo, buscam o posto, mas lhes falta o senso moral e o equilíbrio mental e emocional. As novas lideranças precisam ter sensibilidade e preparo para desempenhar a nobre tarefa de liderar a sociedade.

Instrução Rotária “Fatiada” – RCM – maio/2013 – E –

Você Sabia?

5– … que o verdadeiro líder é,pois, aquele que se aprimora na arte dos relacionamentos e da interdependência, interagindo com todos os setores  da sociedade pela sua ação benéfica. Ele atua com o sublime propósito de “dar de si”, sentindo amor pelo que  faz, de tal forma a sua solidariedade serve de amparo aos demais, amenizando a angústia,  injustiça, a  prepotência  e o preconceito.

Instrução Rotária “Fatiada“- RCM – maio/2013 – F –

Você sabia?

6 – …que enfim,os líderes,  são aqueles que buscam as vitórias pelo mérito  e não os que correm apenas e orgulhosamente atrás dos aplausos e da  ovação pública e ruidosa.

Comisão de Imagem Pública

Instrução Rotária “Fatiada” – RCM – maio/2013 – G –

Você sabia?

7 – … que James Hunter, autor do livro “O Monge e o Executivo”, disse: O cúmulo da  insanidade é tentar obter resultados diferentes e continuar fazendo a mesa coisa,  do mesmo jeito, sempre.” Trazendo esse conceito  para dentro de um Rotary Club, veremos que essa atitude travada parece dominar ou contagiar maioria.

Instrução Rotária”Fatiada” – RCM – maio/2013 – H –

Você sabia?

8 –  … que olhamos para trás, respeitamos o que foi realizado, agimos igual  para não errar. Procuramos  fazer alguma coisa  melhor para  justificar um avanço,mesmo que seja pequeno. Pronto, este é o segredo:fazer apenas algo mais. Um pouquinho a mais. Fazer muito diferente pode não agradar o antecessor e ao grupo.Seguimos a mesma linha e avançamos um pouco mais.

Comissão de Imaagem Púlic

Instrução Rotária “Fatiada”- RCM maio/2013 –  I –

Você sabia?

9 – … que logo o crescimento do clube e dos rotarianos  será lento e, em  geral, muito pequeno.Acredito que ainda haja outro ponto crítico: mudar o comportamento do rotariano no clube. Isto é mais complicado. O  clube é o que aquele grupo pensa, vive,entende e faz. Como vemos esse processo? Com a crença de que muita mudança assusta e não traz segurança.

Instrução Rotária “Fatiada”- RCM – maio/2013- J –

Você sabia?

10– … que sinto que o rotariano trabalha o  Rotary de portas fechadas.Usa conceitos paralisantes” como  aqui dentro está  bom”, “o grupo  está unido”, temos grande companheirismo” e outras coisas do gênero. Mas as oportunidades estão lá fora. Precisam sair e enfrentá-las. Muitas vezes, o rotariano  parece viver em um grupo social com o nome Rotary,mas  a seu modo. Esquece –se de abrir portas e janelas e ver  o que acontece lá fora.