Rotary e-Club 4651

O Rotary e-Clube do Distrito 4651

BOLSAS, DO ROTARY, PARA A PAZ

Deixe um comentário

Inscrição para Bolsa Rotary pela
Paz de 2014

 

 

O que é a Bolsa Rotary pela Paz?

A Bolsa Rotary pela Paz é o principal programa educacional da Fundação Rotária, que apoia a Missão do Rotary de promover a boa vontade, paz e compreensão mundiais. Ela é voltada a pessoas que tenham escolhido carreiras ligadas a relações internacionais, paz e resolução de conflitos, que já tenham experiência profissional em tais áreas e sejam comprometidas com serviços humanitários locais e internacionais, e com o trabalho pela paz. Os candidatos devem considerar tais objetivos cuidadosamente antes de se inscrever. São oferecidos dois tipos de bolsas: para o programa de mestrado e para o programa de aperfeiçoamento profissional.

 

Qual a diferença entre os dois programas?

                     
 

Programa de bolsas

Diploma de mestrado Certificado de aperfeiçoamento profissional
Propósito Formar os líderes de amanhã Fortalecer os líderes de hoje
Duração dos estudos 15 a 24 meses (depende da universidade) 3 meses
Centros Rotary pela Paz 5 1
Número de bolsas No máximo 60

(limite de 12 por Centro Rotary)

No máximo 50 (25 por sessão: janeiro-abril ou junho-agosto)
Experiência prática Estágio de dois a três meses durante as férias Duas a três semanas de estudo de campo integrado ao currículo

Critérios de elegibilidade

•     Compromisso com a paz e compreensão mundiais, demonstrado por intermédio de realizações acadêmicas e profissionais, e atividades pessoais e humanitárias.

•     Grande capacidade de liderança

•     Para o curso de aperfeiçoamento profissional:

Mínimo de cinco anos de experiência e atuar em posição de responsabilidade (nível médio ou alto) em período integral.

Proficiência em inglês

Sólida formação acadêmica

•     Para o curso de mestrado:

Mínimo de três anos de experiência na área, em empregos remunerados ou não, em período integral.

Proficiência em inglês; recomenda-se proficiência em um segundo idioma também.

Diploma de bacharel ou equivalente.

 

Observações importantes

•     Beneficiários de Bolsa Educacional da Fundação Rotária ou de Bolsa Rotary pela Paz para obtenção do certificado de aperfeiçoamento profissional devem esperar pelo menos três anos após o término da bolsa  para poderem se inscrever ao programa de mestrado dos Centros Rotary pela Paz.

•     Aqueles que tenham completado o programa de mestrado como Bolsista Rotary pela Paz não podem se inscrever ao programa de aperfeiçoamento profissional.

 

 

OBS: As inscrições enviadas à Fundação Rotária devem ser escritas em inglês e os formulários estão disponíveis no site do RI em múltiplos idiomas apenas como referência.


requisitos para inscrição

Os candidatos devem pesquisar nos sites das universidades os requisitos específicos de cada instituição e informações atualizadas sobre seus currículos.

 

Centro Rotary pela Paz Idioma de instrução Idioma exigido Recomendações Diploma exigido GRE IELTS*** TOEFL***
Chulalongkorn University Inglês Inglês 3 (uma do atual empregador) Bacharelado ou experiência professional equivalente Não Não Não
Duke –UNC (Centro conjunto)              
Duke University Inglês Inglês 3 Bacharelado Não* 7 Internet: 83

Impresso: 550

University of North Carolina at Chapel Hill Inglês Inglês 3 Bacharelado Obrigatório **

 

7 Internet: 79

Impresso: 550

International Christian University Inglês  e japonês Inglês 3 Bacharelado Não 6.5 Internet; 79

Impresso: 550

University of Bradford Inglês Inglês 3 Bacharelado Não 6.5 Internet: 94

Impresso: 580

University of Queensland Inglês Inglês 3 Bacharelado Não 6.5 Internet: 90
Impresso: 570
Uppsala University Inglês Inglês 3 Bacharelado Não 6.5 Internet: 90

Impresso: 575

 

*    Proficiência em inglês é exigida para todos os centros. Embora a comprovação de proficiência em um segundo idioma não seja exigida, incentiva-se os candidatos a listarem domínio de outros idiomas na seção sobre línguas estrangeiras.

 

**  Os candidatos ao centro conjunto na Duke-UNC são incentivados a enviar pontuação do teste GRE, pois isso aumentará suas chances, independente da preferência da universidade. Os candidatos à University of North Carolina em Chapel Hill devem informar-se sobre os requisitos e a média exigidos pelos diversos departamentos da universidade. Candidatos ao programa de mestrado em saúde pública podem estar isentos de tais requisitos se tiverem doutorado em medicina.

 

 

 

*** Os candidatos devem enviar os resultados do IELTS ou TOEFL; não os dois.

 

 

 

 

 

 

 

CENTROS ROTARY pela paz – preferência

Informações sobre os Centros Rotary podem ser encontradas em www.rotary.org/rotarycenters. Pesquise cuidadosamente as instituições que escolher para se certificar de que oferecem o programa de estudo de seu interesse e se informar sobre os gastos não cobertos pela bolsa que serão de sua responsabilidade, além dos requisitos para admissão. Escolha os Centros por ordem de preferência. Faça sua escolha escrevendo “1” para a primeira opção, “2” para a segunda e “3” para a terceira, sabendo que:

•     É necessário ter domínio da língua utilizada na universidade parceira. Embora não seja obrigatória, a fluência em outro idioma além do inglês é altamente recomendada, pois demonstra o compromisso do candidato com o trabalho intercultural.  Mesmo que você escolha uma instituição onde sua língua materna seja falada, é preferível que também seja proficiente em um segundo idioma.. Os cursos na International Christian University (Tóquio, Japão) podem ser feitos em inglês, sendo o ensino de japonês providenciado quando necessário. O curso do Centro Rotary da Chulalongkorn University é conduzido em inglês.

•     Não é possível frequentar um Centro Rotary no país de origem ou no país de residência permanente. A exceção a esta regra somente se aplica a candidatos tailandeses ou que residam na Tailândia que queiram frequentar o Centro Rotary da Chulalongkorn University, ou a candidatos japoneses ou que residam no Japão que tenham concluído curso no exterior e estejam interessados em frequentar o Centro Rotary na International Christian University.

•     Não é possível utilizar o patrocínio para continuar a estudar em faculdade onde já esteja inscrito. O candidato que começar a estudar na instituição designada antes do início do ano letivo da bolsa perderá o direito a ela.

•     Os bolsistas devem começar os estudos no início do ano letivo especificado pelos Centros Rotary pela Paz:
Programa de mestrado: julho, agosto ou setembro de 2014 (hemisfério norte); fevereiro ou março de 2015 (hemisfério sul).
Certificado de aperfeiçoamento profissional: janeiro e junho de cada ano.

•     É da responsabilidade do bolsista solicitar admissão à universidade que lhe foi indicada logo após ser informado pela Fundação Rotária de que foi escolhido como finalista. Bolsistas que não forem admitidos nas devidas instituições de ensino terão suas bolsas de estudos canceladas. Ter ganho a bolsa não garante admissão à universidade. O fato de ser aceito pela universidade antes do anúncio oficial dos finalistas não garante que o candidato receberá a bolsa. Os bolsistas inscritos no Centro Rotary da Chulalongkorn University estão isentos destes requisitos.

Indique sua preferência pelo programa de mestrado ou aperfeiçoamento profissional. Não é possível se candidatar aos dois ao mesmo tempo.

Certificado de Aperfeiçoamento Profissional

                CHULALONGKORN UNIVERSITY, Bangcoc, Tailândia
(Programa de 3 meses)

       Indique sua preferência:                     Janeiro- abril                   Junho-agosto

Programa de mestrado

DUKE UNIVERSITY e UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA at CHAPEL HILL, Carolina do Norte, EUA
(Programa de 21 meses)

Indique sua preferência:

Duke University           University of North Carolina em Chapel Hill  Indique faculdade/departamento de interesse:  

              INTERNATIONAL CHRISTIAN UNIVERSITY, Tóquio, Japão
(Programa de 22 meses, mais 2 meses de curso intensivo de idioma)

              UNIVERSITY OF BRADFORD, West Yorkshire, Inglaterra
(Programa de 15 meses)

              UNIVERSITY OF QUEENSLAND, Brisbane, Austrália
(Programa de 16 meses)

UPPSALA UNIVERSITY, Uppsala, Suécia
(Programa de 24 meses)

 

Os curadores da Fundação Rotária reservam-se o direito de designar os candidatos para qualquer um dos Centros acima, independentemente da preferência indicada.

Nem todos os programas das universidades parceiras dos Centros Rotary pela Paz são elegíveis a esta bolsa. Caso tenha dúvidas quanto à elegibilidade de um programa específico, contate o Centro Rotary em questão.

Candidate-se por meio de um Rotary Club

Envie o formulário preenchido e toda a documentação complementar a um Rotary Club localizado na área onde você reside (domicílio legal ou permanente), trabalha ou estuda em tempo integral. Consulte o clube para se informar sobre o prazo de entrega da inscrição, pois as datas podem variar. Use o Localizador de Rotary Clubs, no site do RI, para encontrar um clube em sua cidade.

Os candidatos não podem se inscrever diretamente pela Fundação Rotária ou pelo Centro Rotary pela Paz. Este processo deve ser feito através de um Rotary Club ou distrito. Se encontrar dificuldades em localizar um clube, envie e-mail a rotarypeacenters@rotary.org.

Você deverá estar preparado para ser entrevistado pelo clube ou distrito. Os distritos podem enviar à Fundação Rotária quantas inscrições desejarem para o processo de seleção final, com base em mérito.

 

Lista De Verificação

Envie o Formulário de Inscrição preenchido e faça cópias para seus arquivos.

 

Formulário de Inscrição em inglês

Dissertação escrita pelo candidato respondendo às quatro perguntas fornecidas (anexa)

Curriculum Vitae (anexo)

Três Formulários de Recomendação

Histórico escolar (anexo)

Resultado de teste TOEFL ou IELTS (anexo, se for o caso)

Resultado de teste GRE (anexo, se Duke/UNC forem as instituições de sua preferência)

Declaração do candidato, datada e assinada

Formulário de Inscrição em outro idioma (se for o caso)

 

Idioma

É indispensável enviar um Formulário de Inscrição e materiais complementares em inglês, mesmo que o distrito rotário requeira o preenchimento no idioma local.

Dissertação

Prepare uma dissertação listando e respondendo as quatro perguntas abaixo, e coloque seu nome e o do Rotary Club patrocinador no canto superior direito da primeira página.

1.    Que acontencimentos significativos em sua vida, inclusive na área profissional e voluntária, influenciaram o seu desejo de trabalhar no campo de paz e resolução de conflitos? Inclua um resumo dos seus principais interesses e atividades que estejam relacionados aos seus objetivos de carreira.

2.    Descreva como desempenhou papéis de líder durante sua vida acadêmica e profissional. Como estas habilidades de liderança o prepararam para trabalhos humanitários ou em prol de sua comunidade?

3.    Descreva seus sucessos acadêmicos prévios, motivação e interesse no campo de estudos escolhido. Como o seu treinamento acadêmico o preparou para esta bolsa? Se necessário, forneça explicações sobre quaisquer problemas acadêmicos.

4.    Forneça uma declaração explicando o seu interesse na Bolsa Rotary pela Paz. Você deverá descrever a área em que concentrará seus estudos e explicar porque escolheu os centros que colocou em primeiro e segundo lugares, incluindo o curso específico de estudo nessas instituições. Explique em detalhes como a formação em um Centro Rotary pela Paz está relacionada aos seus objetivos de carreira e como estes apoiam a paz e compreensão mundiais, e porque suas habilidades e experiência lhe permitirão contribuir para a Missão da Fundação.


Curriculum Vitae

Você deverá entregar seu currículo juntamente com este formulário.

Formulários de Recomendação

Exigem-se três Formulários de Recomendação. As páginas 8 a 13 deverão ser preenchidas por pessoas que conhecem seu trabalho, estudos, atividades voluntárias, etc. Se indicar preferência pelo Centro Rotary da Chulalongkorn University, uma das três recomendações deverá ser preenchida pelo seu atual empregador. Informe as pessoas que irão preencher estas recomendações sobre a natureza e o propósito das Bolsas Rotary pela Paz e não se esqueça de pedir que elas assinem os formulários.

Histórico escolar e resultados de testes

Forneça históricos escolares autenticados, com os títulos dos cursos e as notas obtidas, de todas as instituições de ensino superior que tenha frequentado, além de resultados de quaisquer testes requeridos Graduate Record Examination (GRE), Test of English as a Foreign Language (TOEFL), International English Language Testing System (IELTS), etc. pelas universidades que relacionar na página 3. Cabe ao candidato verificar que exames são exigidos pelas universidades de seu interesse, informações que podem ser encontradas nos sites das instituições de ensino. Caso tenha se inscrito para um exame mas ainda não o tenha feito, envie o comprovante de inscrição juntamente com este formulário. Os resultados devem ser recebidos pela Fundação Rotária até 1º de setembro. Os resultados devem ser de testes feitos há no máximo três anos. Pedidos de inscrição encaminhados à Fundação Rotária não acompanhados dos resultados obtidos em tais exames serão desconsiderados.
Observação: participantes de países de baixa renda poderão ter direito a reembolso de despesas incorridas no processo de inscrição, como o pagamento de taxas para prestação de exames. Verifique com o distrito rotário patrocinador se você se qualifica para este tipo de assistência. Os candidatos finalistas podem solicitar o reembolso diretamente à Fundação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrição para Bolsa Rotary pela Paz de 2014

 

As inscrições devem ser feitas por intermédio do Rotary Club local, o qual pode informar sobre procedimentos e prazos. Uma inscrição completa inclui: todas as seções pertinentes deste formulário devidamente preenchidas e assinadas; dissertações; históricos escolares; resultados de teste(s) requerido(s) e Formulários de Recomendação. Digite ou use letra de forma. Não utilize iniciais nem abreviações.

Nome completo:

                                                                                                           

Sobrenome                                                                                                                                    Nome

 

  Sexo masculino         Sexo feminino Data de nascimento (opcional):
Nacionalidade    País onde nasceu  (se diferente)

 

Telefone de preferência   Residencial   Celular            Residencial                                                                                                  Celular

Código de área/país/cidade                                           Código de área/país/cidade

E-mail                                                                                                                                                Fax

Código de área/país/cidade

Endereço

Rua e número                                                                                                                                                              Apartamento

Cidade                                                                                                                                           Estado/Província

País                                                                                                                                                                                    Código postal

Contato para emergências

  Nome
   Parentesco

Tel.                                                                                                    E-mail

Código de área/país/cidade

Endereço

Rua e número                                                                                                                                                              Apartamento

Cidade                                                                                                                                           Estado/Província

País                                                                                                                                                                                    Código postal

 

Como ficou sabendo das Bolsas Rotary pela Paz?

Curriculum vitae

Anos de trabalho remunerado ou não em áreas relevantes à obtenção da Bolsa Rotary pela Paz:

Envie um currículo atual que inclua:

•     Histórico profissional completo, inclusive os seguintes dados sobre cada empregador:

o   Nome e local do empregador

o   Período em que trabalhou (data inicial e final)

o   Tipo de atividade (período integral ou parcial, remunerada ou não)

o   Cargo e breve descrição das responsabilidades

•     Histórico escolar pós-secundário, inclusive os seguintes dados para cada entidade:

o   Nome e local da instituição de ensino

o   Período em que frequentou (data inicial e final)

o   Tipo de diploma (bacharelado, mestrado, doutorado, etc.)

o   Campo de estudo

•     Sumário de prestação de serviços, inclusive os seguintes dados para cada entidade:

o   Nome e local da entidade

o   Período em que serviu (data inicial e final)

o   Função e breve descrição das responsabilidades

Experiência internacional

Relacione todos os países nos quais tenha morado ou estudado anteriormente. Indique quaisquer países onde tenha a intenção de morar ou estudar antes da utilização da bolsa.

País Estado/Província Datas Duração da estada Motivo

Línguas estrangeiras

LÍNGUA MATERNA

Classifique sua capacidade de se expressar em outros idiomas, obedecendo a escala de um a cinco, sendo 1 para fraco e 5 excelente.

Outras línguas Fluência verbal Compreensão oral Escrita Leitura

 

 

 

FORMULÁRIO DE RECOMENDAÇÃO (formulários preenchidos à mão não são aceitos)

 

Nome do candidato

A ser preenchido por um educador, empregador/supervisor ou colega de trabalho

 

Observação: caso não tenha resposta a qualquer das perguntas abaixo, escreva “impossibilitado de avaliar” no espaço em branco.

1.    Como você conheceu o candidato?

2.    Comente acerca da motivação do candidato em relação à área de estudos proposta.

3.    Como o programa de estudos da Bolsa Rotary pela Paz contribuiria ao desenvolvimento da carreira do candidato?

 

 

4.    Como classificaria o candidato nas seguintes áreas? (Deixe em branco se não puder avaliar algumas delas.)

Extraordinário*         Muito bom               Regular             Abaixo da média

Aptidão acadêmica

Liderança

Serviço comunitário

Iniciativa

Maturidade

Adaptabilidade

Oratória

*Caso tenha assinalado a opção “extraordinário”, forneça exemplo de atividade realizada pelo candidato que justifique tal escolha.

5.    Cite as realizações acadêmicas do candidato e avalie a aptidão dele para seguir o rigoroso programa em um dos Centros Rotary pela Paz.

6.    Comentários adicionais sobre o candidato:

 

Nome                                                                                                                                            Cargo ou ocupação

Instituição/Organização                                                                                                                 Local

Telefone                                                                                      Fax                                                                                              E-mail

Assinatura                                                                                                                                                                                       Data

 

 

 

FORMULÁRIO DE RECOMENDAÇÃO (formulários preenchidos à mão não são aceitos)

 

Nome do candidato

A ser preenchidopor um educador, empregador/supervisor ou colega de trabalho

 

Observação: caso não tenha resposta a qualquer das perguntas abaixo, escreva “impossibilitado de avaliar” no espaço em branco.

1.    Como você conheceu o candidato?

2.    Comente acerca da motivação do candidato em relação à área de estudos proposta.

3.    Como o programa de estudos da Bolsa Rotary pela Paz contribuiria ao desenvolvimento da carreira do candidato?

 

 

4.    Como classificaria o candidato nas seguintes áreas? (Deixe em branco se não puder avaliar algumas delas.)

Extraordinário*         Muito bom               Regular             Abaixo da média

Aptidão acadêmica

Liderança

Serviço comunitário

Iniciativa

Maturidade

Adaptabilidade

Oratória

*Caso tenha assinalado a opção “extraordinário”, forneça exemplo de atividade realizada pelo candidato que justifique tal escolha.

5.    Cite as realizações acadêmicas do candidato e avalie a aptidão dele para seguir o rigoroso programa em um dos Centros Rotary pela Paz.

6.    Comentários adicionais sobre o candidato:

 

Nome                                                                                                                                            Cargo ou ocupação

Instituição/Organização                                                                                                                 Local

Telefone                                                                                      Fax                                                                                              E-mail

Assinatura                                                                                                                                                                                       Data

 

 

 

FORMULÁRIO DE RECOMENDAÇÃO (formulários preenchidos à mão não são aceitos)

 

Nome do candidato

A ser preenchido por um educador, empregador/supervisor ou colega de trabalho

 

Observação: caso não tenha resposta a qualquer das perguntas abaixo, escreva “impossibilitado de avaliar” no espaço em branco.

1.    Como você conheceu o candidato?

2.    Comente acerca da motivação do candidato em relação à área de estudos proposta.

3.    Como o programa de estudos da Bolsa Rotary pela Paz contribuiria ao desenvolvimento da carreira do candidato?

 

 

4.    Como classificaria o candidato nas seguintes áreas? (Deixe em branco se não puder avaliar algumas delas.)

Extraordinário*         Muito bom               Regular             Abaixo da média

Aptidão acadêmica

Liderança

Serviço comunitário

Iniciativa

Maturidade

Adaptabilidade

Oratória

*Caso tenha assinalado a opção “extraordinário”, forneça exemplo de atividade realizada pelo candidato que justifique tal escolha.

5.    Cite as realizações acadêmicas do candidato e avalie a aptidão dele para seguir o rigoroso programa em um dos Centros Rotary pela Paz.

6.    Comentários adicionais sobre o candidato:

 

Nome                                                                                                                                            Cargo ou ocupação

Instituição/Organização                                                                                                                 Local

Telefone                                                                                      Fax                                                                                              E-mail

Assinatura                                                                                                                                                                                       Data

 

 

 

declaração do candidato

Bolsa Rotary pela Paz

Envio, aqui, meu pedido para a Bolsa Rotary pela Paz. Atesto ser qualificado para participar do programa e estar ciente de que pessoas enquadradas nas seguintes categorias não se qualificam: (a) rotariano ou rotariano honorário; (b) funcionário de clube, distrito ou entidade rotária ou do Rotary Internacional; (c) cônjuge ou descendente direto (filho ou neto legítimo, natural ou adotado legalmente); cônjuge de descendente direto ou ascendente (pai ou avô consanguíneo) de qualquer pessoa viva das categorias (a) e (b); (d) rotarianos e seus parentes acima mencionados permanecem inelegíveis por 36 meses após seu desligamento da organização.

Caso receba uma Bolsa Rotary pela Paz, atesto que:

1.    Iniciarei imediatamente o processo de pedido de admissão no Centro Rotary designado e buscarei obter admissão incondicional. Caso não seja admitido, desistirei da bolsa.

2.    Procurarei informar-me sobre o Rotary e cumprirei as seguintes tarefas:

•  Participar de programas de orientação organizados pelo distrito patrocinador e pelo distrito anfitrião, e de módulo de orientação on-line.

•  Estudar em período integral e obter boas notas no Centro Rotary pela Paz.

•  Fazer palestras em reuniões de Rotary Club e a público não rotário antes, durante e após meu período de estudos.

•  Participar de eventos rotários distritais, zonais e internacionais, e oferecer orientação em projetos do Rotary.

•  Representar a Fundação em conferências profissionais e acadêmicas.

•  Participar de seminário do Centro Rotary, no qual poderei ser convidado a fazer apresentação e integrar grupos de discussão.

•  Orientar outros Bolsistas Rotary pela Paz.

•  Estar disponível para dar entrevistas à imprensa em meu país e no exterior.

•  Enviar à Fundação os relatórios solicitados sobre o progresso dos estudos e minhas atividades rotárias.

•  Manter contato com a Fundação Rotária após o período de estudos e no decorrer da minha carreira.

3.    Procurarei contribuir para a divulgação do Rotary International e permitirei que a Fundação Rotária utilize, para fins de relações públicas, meu nome, fotografias e relatórios referentes a meu período de estudos.

4.    Assumirei responsabilidade por minha admissão na instituição designada, pela obtenção dos vistos e pelas providências anteriores à viagem.

5.    Assumirei responsabilidade por todos os gastos incorridos antes da minha partida, inclusive taxas de inscrição e de obtenção de visto, exames e seguros. Estou ciente de que poderá ser feita exceção aos candidatos de distritos de baixa renda que se qualificarem para o recebimento de reembolso.

6.    Começarei meus estudos no início do ano letivo da universidade que me foi designada.

•  Programa de mestrado: julho, agosto ou setembro de 2014 (hemisfério norte); fevereiro e março de 2015 (hemisfério sul).

•  Certificado de aperfeiçoamento profissional: janeiro e junho de cada ano.

7.    Acatarei as decisões da Fundação Rotária referentes aos fundos da bolsa e compreendo que, em hipótese alguma, a bolsa se estenderá além do período designado.

8.    Participarei de todas as atividades acadêmicas e sociais obrigatórias do Centro Rotary que me foi designado.

9.    Estou ciente de que a bolsa de estudos oferece verbas apenas para obtenção de diploma de mestrado e certificado de aperfeiçoamento profissional, e de que devo cumprir integralmente a carga horária do programa antes do término da bolsa.

10.    Estou ciente de que esta bolsa cobre:

•  Programa de mestrado: matrícula, mensalidades e outras taxas estipuladas pela instituição de ensino; ajuda de custo mensal para alojamento e refeições, com base no custo de vida considerado razoável para estudantes no local da instituição de ensino; transporte de ida e volta entre o país de origem e o país anfitrião; recursos limitados para aquisição de livros e suprimentos, e gastos com imprevistos.

•  Programa de aperfeiçoamento profissional: custos de matrícula e outras taxas estipuladas pela instituição de ensino, despesas de estudo de campo, alojamento, materiais educacionais, seguro médico e transporte de ida e volta entre o país de origem e o país anfitrião.

11.    Os fundos limitados para atividades que auxiliem a obtenção de diploma (estágios, conferências, preparação de teses, etc.) poderão ser outorgados a pessoas elegíveis mediante solicitação.

12.    Assumirei responsabilidade pelas despesas de meu cônjuge ou dependentes que, porventura, me acompanhem durante o período de estudos.

13.    Respeitarei todas as decisões dos curadores da Fundação Rotária relativas à minha bolsa de estudos.

 

14.    Minha bolsa poderá ser revogada por qualquer dos seguintes motivos: não conseguir ser aceito pela instituição designada; desempenho acadêmico insatisfatório; evidência de má conduta; falta ou atraso na apresentação de relatórios; abandono do curso antes de findar o período da bolsa; falta de cumprimento das obrigações como bolsista; incapacidade de representar o Rotary International adequadamente; desobediência às instruções dos curadores da Fundação Rotária; não comparecimento à palestra que aceitei fazer a pedido de rotarianos; ou qualquer outro motivo que me impeça de cumprir todas as obrigações estipuladas pela Fundação. Entendo que, com a revogação de minha bolsa, todos os pagamentos referentes a ela serão suspensos, e poderei ser responsável pelo reembolso dos fundos já liberados.

15.    Isentarei o Rotary International, a Fundação Rotária, Rotary Clubs e rotarianos, e a universidade parceira de qualquer responsabilidade pelo meu bem-estar ou pela continuação dos meus estudos além do período da bolsa. Estou ciente de que o Rotary International e a Fundação Rotária não assumem nenhuma responsabilidade além de proporcionar o valor estipulado para a bolsa.

16.    Manterei a Fundação Rotária informada sobre meu paradeiro durante o período de estudos.

17.    Atesto que todas as informações fornecidas são verdadeiras e estou ciente de que qualquer informação falsa poderá resultar na revogação de minha bolsa.

18.    Informarei a Fundação Rotária imediatamente caso qualquer das informações fornecidas mudem entre a data de entrega da inscrição e a seleção. A falta de comunicação com a Fundação Rotária quanto a tais mudanças poderá resultar na revogação de minha bolsa.

 

Nome do candidato (em letra de forma)

Assinatura                                                                                                                                                                                                                        Data

 

 

RATIFICAÇÃO DO ROTARY CLUB

candidatos à Bolsa Rotary pela Paz

O Rotary Club de

Nome

                                                                                                                                                                    

Cidade                                                                                                                                           Estado/Província                                                         País

propõe

Nome do candidato

para a Bolsa Rotary pela Paz e encaminha esta inscrição a quem de direito, conforme instruções.

 

O clube entrevistou este candidato pessoalmente ou por telefone   SIM    NÃO. Se assinalou NÃO, explique o motivo. Opcional: se assinalou SIM, você pode acrescentar um resumo da entrevista ou comentários adicionais sobre o candidato.

Um rotariano do distrito patrocinador será designado a cada bolsista para servir como conselheiro antes, durante e após o período de estudos.

O presidente do clube recomenda o seguinte rotariano para servir como conselheiro caso o candidato seja selecionado para a bolsa de estudos:

Conselheiro

Nome

Endereço

                                                                                                           

Cidade                                                                                                                                           Estado/Província

País                                                                                                                                                                                    Código postal

Telefone residencial

Telefone comercial                                                                                                                                                                          E-mail

Observação: caso não seja indicado nenhum nome acima, o presidente do clube patrocinador será designado para tal função.

Nome completo do presidente do clube

Assinatura                                                                                                                                                                                                                               Data

                                                                                                                                           

Telefone                                                                                      Fax                                                                                              E-mail

O presidente do clube patrocinador deverá fotocopiar todas as páginas deste Formulário de Inscrição para os arquivos do clube antes de enviá-lo ao distrito. Todas as inscrições devme ser enviadas em inglês. Obs.: se desejar, o clube pode enviar um relatório suplementar.

RELATÓRIO DA ENTREVISTA feita PELA SUBCOMISSÃO DISTRITAL

Este relatório fornece informações decisivas à Comissão de Seleção. É importante que seja sincero ao apresentar suas respostas. A Comissão de Seleção dos finalistas mundiais não garante a consideração das inscrições que não vierem acompanhadas de relatório completo da entrevista feita pela subcomissão distrital.

1.    Número de inscrições recebidas pelo distrito para este tipo de bolsa:

2.    A Subcomissão Distrital das Bolsas Rotary pela Paz   entrevistou   não entrevistou este candidato pessoalmente. (assinale uma opção) Caso o candidato não tenha sido entrevistado pessoalmente, justifique abaixo e informe se houve entrevista por telefone ou por outro meio de comunicação.

3.    Após a entrevista, quais qualidades a subcomissão aponta como favoráveis para o candidato vir a ser um excelente bolsista?

4.    O candidato conhece os programas de estudos de um ou mais Centros Rotary pela Paz? O que levou o candidato a selecionar estes Centros?

5.    De que maneira o candidato demonstrou liderança e comprometimento com a causa da paz e resolução de conflitos? Como ele se posicionou durante a entrevista em relação a estas qualidades?

6.    Considerando sua formação acadêmica e profissional, capacidade de liderança e comprometimento com os objetivos do programa, qual é o potencial do candidato como futuro líder nas áreas governamental, de negócios, política, educacional, mídia ou no setor de sua carreira profissional? Como o candidato usará seu trabalho para promover a paz e a compreensão mundial?

 

 

7.    Quão bem o candidato representaria o Rotary? Ele seria capaz de se portar como um participante ativo em eventos nacionais e internacionais e conferências acadêmicas?

 

8.    O candidato tem alguma qualidade especial? Qual a razão dele ter sido escolhido dentre os demais candidatos?

A Subcomissão Distrital das Bolsas Rotary pela Paz deverá tirar cópias de todas as páginas deste formulário para seus arquivos antes de enviá-lo à Fundação Rotária. O número do distrito deve ser assinalado no canto superior direito, na página 6 do Formulário de Inscrição.

 

 

RATIFICAÇÃO DO DISTRITO

Endossamos a candidatura de para a Bolsa Rotary pela Paz

Nome do candidato

e encaminhamos este Formulário de Inscrição à Fundação Rotária para o processo de seleção final dos Bolsistas Rotary pela Paz.

Certificamos de que o candidato está ciente de que:

1.   Nesta fase de seleção, o candidato é apenas um aspirante à bolsa, cabendo aos curadores da Fundação Rotária a escolha final dos bolsistas, dentre aqueles recomendados pelos distritos patrocinadores.

2.   A decisão final e a designação para um dos Centros Rotary cabe aos curadores da Fundação Rotária. Como distrito patrocinador, concordamos com a designação a qualquer uma das preferências do bolsista, ou a qualquer outra que os curadores julguem adequada.

3.   A Fundação Rotária procura patrocinar Bolsistas Rotary pela Paz para a obtenção de diplomas de mestrado nas áreas relacionadas com resolução de conflitos e estabelecimento da paz mundial, ou de certificado de aperfeiçoamento profissional em estudos sobre paz e conflitos. Os beneficiários dessas bolsas influenciarão de maneira positiva o alcance da paz por intermédio de suas profissões e capacidade de liderança.

4.   Deve cumprir as obrigações antes, durante e depois do período de duração da bolsa com relação aos distritos patrocinador e anfitrião, caso seja escolhido como finalista.

5.   Obter admissão (se aplicável) na instituição e programa designados é de inteira responsabilidade do bolsista. Caso o candidato não seja admitido, deverá renunciar imediatamente à bolsa de estudos.

6.   Os estudos devem ser iniciados no começo do ano letivo da instituição que lhe for designada. Os Centros Rotary pela Paz que oferecem mestrado iniciarão seus programas em julho, agosto ou setembro de 2014 (hemisfério norte), enquanto que os do hemisfério sul iniciarão em fevereiro e março de 2015. O Centro Rotary que oferece curso de aperfeiçoamento profissional iniciará seu programa anualmente em janeiro e junho.

7.   O bolsista deve comprometer-se a concluir os estudos do programa no qual se inscreveu.

8.   O bolsista será responsável por todos os gastos com cônjuge ou dependentes que o acompanhem durante o período de estudos.

9.   O valor da bolsa outorgada varia de acordo com mensalidades, taxas, ajuda de custo, despesas com transporte, livros, material escolar e outros gastos.

10.  O distrito não oferecerá ajuda financeira adicional em conjunção com a bolsa outorgada.

Endossamos o candidato para a Bolsa Rotary pela Paz e certificamos haver esclarecido os termos e condições para a utilização desta, estando o governador eleito do distrito a par de tal endosso.

                                                                                                                                                                                                                                                           

Nome do governador de distrito (em letra de forma)                                                                       Telefone                             E-mail

                          

Assinatura                                                                                                                                        Data                                   Distrito Nº

Obtenha a assinatura do presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária ou da Subcomissão das Bolsas Rotary pela Paz.

Nome do presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária                                     Telefone                                                                          E-mail

(em letra de forma)

Assinatura                                                                                                                        Data                                   Distrito Nº

OU  

Nome do presidente da Subcomissão Distrital das Bolsas Rotary pela Paz                     Telefone                                                                          E-mail

(em letra de forma)

Assinatura                                                                                                                        Data                                   Distrito Nº

Envie este formulário, DEVIDAMENTE PREENCHIDO, inclusive o endosso do clube e distrito. Dá-se preferência ao envio por e-mail (rotarypeacecenters@rotary.org). Arquivos anexos devem ser menores de 10 MB. Os distritos receberão uma confirmação por e-mail do recebimento e processamento das inscrições. Os formulários endossados pelos distritos para as bolsas de 2014 devem ser recebidos na Fundação Rotária até 1º de julho de 2013.

Fundação Rotária do Rotary International
One Rotary Center

1560 Sherman Avenue
Evanston, IL 60201-3698 EUA
Fax: +1-847-556-2141

083-PT—(113)

rotarypeacecenters@rotary.org

Anúncios

Caso deseje, escreva um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s