O CHIQUE AGORA É SER SIMPLES

18 a 24 de agosto de 2013

Luiz Marins

Entro numa loja e vejo um cartaz dizendo “Seja chic. Se-ja simples”.

Perguntei ao comerciante de onde ele tinha tirado aque-la ideia e ele me disse que depois que o Papa andou de carro simples, tomou chimarrão do povo e andou com o vidro aberto o tempo todo abraçando crianças e velhos, a simplicidade virou “chic”. Cafona agora é querer privilégios e fazer ostentação, me disse ele.

Fiquei pensando no que falou o dono daquela loja e con-versei com muitas pessoas a respeito. Todas me disseram ter a mesma sensação. Ostentar, usar coisas caras, exigir privilégios, ter carrões, etc. virou coisa de “novo rico” e, portanto, fora de moda, fora do tempo. A moda agora é ser simples.

E ser simples não significa não querer coisas de boa qua-lidade, nem viver na penúria. Ser simples é dar valor às peque-nas coisas e aos pequenos gestos que o mundo de hoje esque-ceu. É respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo possuem de bens materiais. É acabar com a arrogância, com a presunção. Ser simples é ser normal, sem afetação, sem se deixar dominar por desejos de aparecer, de ser aplaudido, de estar sempre nos holofotes.

Ser simples é reaprender a curtir a natureza em toda a sua exuberância. É reaprender a olhar nos olhos das pessoas quando falar com elas; ser educado com pessoas simples, balconistas, garçons, motoristas de ônibus, etc. Ser simples é não perder a calma quando se é contrariado; falar baixo em lugares públicos; não falar mal dos outros. Enfim, ser simples é reaprender a ser gente.

E como seria bom se o mundo voltasse a ser povoado por gente normal e não por neuróti-cos cheios de vontade. Como seria bom se as pessoas voltassem a falar com licença, por favor, obri-gado, me desculpe. Como seria bom se as pessoas reaprendessem a respeitar os mais velhos; ter mais afeto com as crianças. Como seria bom se as pessoas reaprendessem a amar o próximo e a lembrar que somos todos iguais.

Lembre-se: o “chic” agora é ser simples! Pense nisso. Sucesso!

ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS

motivacao@marins.com.br